HighPlan \ Architects

Partners

Highplan: Joaquim Cannas
Joaquim Cannas

Senior Partner

 

Joaquim Cannas é fundador da HighPlan Portugal. Nascido em Lisboa em 1967, formou-se em Design de Comunicação pelo IADE – Creative University e têm uma pós graduação em Comunicação e Marketing.

Iniciou o contacto com a arquitectura com Duarte Cabral de Mello e Maria Manuel Godinho de Almeida, mas desenvolveu a sua actividade na comunicação social em áreas de produção e realização de rádio, programação e produção de espectáculos, publicidade e gestão de marketing.

Em 2012, regressa à arquitetura quando forma a HighPlan Portugal com Maria João Domingues e Tiago Rocha, dedicando-se a tempo inteiro ao projecto a partir de Abril de 2013.

Associação Nacional de Designers (AND) Nº 324

Highplan: Maria João Domingues
Maria João Domingues

Partner / Arquitecta Principal

 

Maria João Domingues nasceu em Lisboa, em 1976, e iniciou a sua actividade na arquitectura ainda durante a Faculdade, ao lado dos professores Arquitectos Reais Pinto e Bruno Cerqueira. Em 2000, viajou para Madrid, onde integrou a equipa do atelier do Arquitecto António Ruiz Barbarin, também ele professor universitário na Escola Técnica Superior de Madrid. Nos últimos 11 anos, após terminar a sua Licenciatura, colaborou na Parque Expo, primeiro, na consolidação do Parque das Nações, a área resultante da Grande Exposição Mundial, e, mais tarde, integrando, em 2004, o Departamento de Projectos Internacionais, que a levou até ao Brasil. Recentemente, já no Departamento de Prospecção e Concepção, desenvolve trabalho de planeamento e ordenamento do território nacional.

Gosta de paisagismo, de todas as formas de arte e de viajar.

Ordem dos Arquitectos (OA) – Membro Nº 10780

Colégio de Urbanismo (CEU) Nº 62

Highplan: Tiago Rocha
Tiago Rocha

Partner / Arquitecto Principal

 

Tiago Rocha nasceu em Lisboa, em 1973. A sua paixão pelo espaço construído levou-o a formar-se em arquitectura, iniciando a sua actividade profissional no ano de 1992, ainda no decorrer da licenciatura. Esta importante decisão prendeu-se com a vontade de desenvolver competências para além da arquitectura.

No processo de enriquecimento da sua experiência profissional, procurou sempre adquirir mais conhecimento em áreas complementares, como o paisagismo, o urbanismo e planeamento estratégico, com particular interesse por projectos com grande componente de execução. Entrou para a Parque EXPO no ano 2000 para concretizar um importante projecto nacional, o Programa POLIS, que originou uma nova estratégia de intervenção de cidades em Portugal. Este mesmo modelo deu origem aos programas operacionais, permitindo a sua concretização. Após o reconhecido sucesso desta operação, integrou a nova equipa da área internacional, tendo colaborado em projectos de grande importância e envergadura, como na Argélia, Brasil, Marrocos e Egipto. Para além da forma apaixonante como vive a profissão, tem interesse em desportos radicais, conhecer outras culturas, em viajar, sobretudo de mota…

Ordem dos Arquitectos (OA) – Membro Nº 14012

Colégio de Urbanismo (CEU) Nº 30

Ordem dos Arquitectos (OA) – Membro do Conselho Nacional de Delegados 2014-2016; Equipa de trabalho para as Políticas Nacionais de Arquitectura

Highplan: Francisco Serdoura
Francisco Serdoura

Senior Partner

 

Francisco Serdoura nasceu em Évora, licenciou-se em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, em 1986. Iniciou a sua actividade ainda durante a licenciatura, no escritório do Arq.º Carlos Oliveira Ramos. Após terminar a licenciatura, colaborou com o Professor Arq. Joaquim Braizinha. Participou em actividades de investigação no LNEC e no CESUR, tendo ainda estagiado no LDDC, em Londres, em 1992.

Obteve o grau de Mestre, em Planeamento Regional e Urbano, pela Universidade Técnica de Lisboa, em 1995, e o grau de Doutor, em Planeamento Regional e Urbano, pelo Instituto Superior Técnico, em 2006.

Actualmente é Professor Auxiliar, na Faculdade de Arquitectura, Departamento de Projecto de Arquitectura, Urbanismo e Design, leccionando em cursos de graduação e pós-graduação.

Em 2001 fundou a empresa Espaço Colectivo, tendo desde essa data desenvolvido diversos planos e projectos de desenvolvimento urbano e turístico para o território português. Em 2013 tornou-se partner na sociedade de arquitectos Highplan Portugal.

Gosta de desportos ao ar livre, em particular náuticos, de música e de arte de uma forma geral.

Ordem dos Arquitectos (OA) – Membro Nº 3744

Colégio de Urbanismo (CEU) Nº 32

Associação dos Urbanistas Portugueses (AUP) – Membro Nº 79

Association of European Schools of Planning (AESOP)

International Society of City and Regional Planners (ISoCaRP)

International Federation for Housing and Planning (IFHP)

Multifunctional Intensive Land Use (MILU)

Highplan: Sérgio Prazeres
Sérgio Prazeres

Partner / Use Concept

 

Sérgio Prazeres, nasceu em Lisboa em 1975, licenciou-se em Geografia – Planeamento e Gestão do Território pela FLUL, em 2002, e obteve o grau de Doutor em Geografia e Planeamento Regional, na especialidade de Deteção Remota e Sistemas de Informação Geográfica (SIG) na FCSH-UNL, em 2018 e é Pós-Graduado em Gestão e Avaliação da Formação, pelo ISLA Campus Lisboa. Na área da formação profissional e avançada prestou serviços como formador/consultor na Fundação CEFA – Centro de Estudos e Formação Autárquica durante 11 anos.

Iniciou a sua carreira como militar na Força Aérea Portuguesa, onde prestou serviços durante 7 anos, reintegrando a vida civil no ano 2000. Entusiasta por Mapas, Geografia e Aeronáutica, orientou a carreira profissional no desenvolvimento de competências em matérias de SIG e Cartografia, com uma vontade enorme de continuar a aprender.

Fundou a empresa The USE Concept, em 2010, com forte ímpeto na recolha de informação geográfica, produção de cartografia temática e topográfica e desenvolvimento de projetos em matérias de ordenamento do território. Com uma paixão pela transmissão de conhecimento, mantém a atividade como Professor Auxiliar na Universidade Lusófona em Lisboa, desde 2007, onde atualmente leciona no curso de Licenciatura em Gestão Aeronáutica.